quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

servindo a Deus te todo coração! coração sente? ou é um orgão? o que é isso??‏

Jeremias 24:7
“E dar-lhe-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração”
O amor de Deus por nós é pleno, puro e santo, o amor de Deus se revela em (João 3:16).
Mas será que estamos servindo a Deus de todo nosso coração?
Servir a Deus não é dar propriamente dito o coração como um órgão físico, muito bem vamos tentar entender que coração é esse.
Também se trata de coração como um órgão, o órgão principal que segundo dizem controlam todas as nossas emoções.
Como poderia a penas um órgão o qual a função cientificamente comprovada é bombear o sangue para o resto de corpo.
O ser humano é composto de corpo, alma e espírito.
O corpo:
O corpo foi formado do pó da terra, e são composto por 18 elementos encontrados no universo físico, estes elementos são a essenciais à vida do homem. Estes dezoito elementos estão distribuídos no ser do homem mais ou menos assim: 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5 % de nitrogênio e os restantes 3,5 % se compõem de pelo menos 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro quantidade mínima de iodo, cobre, zinco etc.
O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão: “E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. “(Genesis 47,18.)
O corpo é aquela parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo.
Isso é servir a Deus te todo o seu coração!
Alma:
Muitos filósofos já afirmaram ao longo do tempo que é impossível negar a existência da alma humana sem tornar-nos mesmo momentos ininteligíveis todos os fatos que eles estudaram. A alma é uma substância simples e espiritual. Em palavras simples ela é composta de uma única matéria, é isso o que quer dizer “simples”. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma são a glória dos celestes e outra a dos terrestres. (I Coríntios 15: 40) A palavra alma se traduz da palavra hebraica “nephesh” e do grego “Psychê, originalmente significa: “ hálito de vida. NEPHESH em alguns casos na Bíblia se refere à pessoa como um todo, ou seja, como um ser que vive. Enquanto que no grego a palavra Psychê se refere à parte interior, invisível e imortal do homem, ou seja, sua ALMA.
•. Finalizando nosso pensamento sobre a alma humana, ela no contexto bíblico é uma substância espiritual que está ligada ao espírito humano e se combinam entre si em cada detalhe. A alma estabelece contato com o mundo através do corpo seu tabernáculo. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. (II Coríntios 5: 4).
Espírito:
o espírito humano o responsável pela comunicação com Deus ele pode ser denominado de o ELEMENTO DA CONSCIÊNCIA DE DEUS. Como definição geral do termo a palavra espírito vem do hebraico “RUASH” da qual se deriva o vocábulo Grego “PNEUMA” que se traduz por espírito, literalmente significa o movimento dinâmico do AR.
Três poderes específicos regem no espírito do homem, O INTELÉCTO A FEIÇÃO E A VONTADE.
O homem é possuidor de um corpo, uma alma e um espírito (Somma, Psychê e Pneuma) que juntos formam o SER HUMANO. O homem não subsiste fora desse contexto, corpo alma e espírito. Só se separam estas partes para efeito de estudo, mas o homem será condenado em sua constituição tríplice ou será salvo de igual modo. Jamais será admitida a idéia de o corpo e alma serem lançados na condenação do inferno enquanto o espírito volta a Deus que o deu.
Fixando então cada uma das nossas partes tem e executam funções específicas. Através do corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus pelo Espírito Santo.

Bem depois de vermos e compreendermos o que é o corpo, alma e espírito, podemos entender que servir a Deus de todo coração é servi-lo por INTEIRO, não é só com a alma, mas em todo o contexto da vida, sirva a Deus te todo o seu coração e Ele te amará de todo coração!

Deus abençoe
Com amor e carinho:
Daniel Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário